Notícias

Painéis técnicos e reuniões de entidades ocorrerão na Abertura da Colheita do Arroz

AUTOR FEDERARROZ Painéis técnicos e reuniões de entidades ocorrerão na Abertura da Colheita do Arroz

Além das vitrines tecnológicas e painéis que vão debater diversos temas relevantes para o setor orizícola, a 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz contará com uma série de debates e reuniões em sua programação paralela. Um dos destaques será  o encontro da Câmara Setorial do Arroz, do Ministério da Agricultura, que ocorrerá novamente durante o evento em Capão do Leão (RS).

O presidente da Câmara Setorial do Arroz, Daire Coutinho, explica que entre as pautas do encontro estarão uma apresentação do quadro de oferta e demanda e a influência da estiagem na lavoura de arroz. “Teremos por parte da Conab e do Irga a projeção dos efeitos do que isso vai trazer para o nosso mercado. Além disso, vamos debater os custos de produção. Teremos uma apresentação do que aumentou os custos e a preocupação em relação à continuidade e a inserção no mercado internacional”, destaca.

Coutinho reforça também como um dos assuntos prioritários a discussão do protocolo privado da cadeia do arroz, que vem sendo construído junto com a Universidade Federal de Pelotas (UfPel). O dirigente ressalta que o ministério dará oportunidade para que as cadeias produtivas façam dentro de casa o seu tema e apresentem um protocolo de suas obrigações e responsabilidades. “Na última reunião da Câmara Setorial do Arroz fizemos um grupo de trabalho e a expectativa é que possamos formalizar esse protocolo. Isso será discutido e aprofundado nesta reunião”, salienta.

Antes, também na quarta-feira, 16 de fevereiro, o auditório Frederico Costa contará com um painel realizado pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com duas palestras. A primeira será sobre “Qualidade de sementes e a produtividade: mitos e verdades”, com a diretora técnica do Irga, Flavia Miyuki Tomita, e por Tiago Zanatta Aumonde, do PPG Ciência e Tecnologia de Sementes da UFPel. Na sequência será a vez do painel “Sementes de arroz irrigado: Da semeadura a pós colheita”, com Júlio Uriarte, chefe da Seção e Produção de Sementes do Irga, Gustavo Campos Soares, responsável pela Certificação de Sementes do Irga, e Tiago Pedó, do PPG Ciência e Tecnologia de Sementes da UFPel

Na quinta-feira pela manhã ocorrerá também uma reunião interna para produtores de sementes de arroz associados da Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul (Apassul). E junto das Homenagens da Pá do Arroz, na quinta-feira à noite, acontecerá o lançamento do livro “Arroz Um Alimento de Verdade”, promovido pelo Irga e pela UFPel. E na sexta-feira, dia 18 de fevereiro, será dia de reunião dos integrantes da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).

A Embrapa Clima Temperado também realizará durante os dois dias lançamentos e palestras em seu estande. Entre os temas estão as “Mudanças climáticas: desafios e oportunidades do setor agropecuário”, “Avanços da pesquisa no Bioma Pampa” e “Clima e a produção de arroz: cenário atual e de mudanças climáticas”, entre outros assuntos. Além disso, a instituição promoverá o lançamento da cultivar de arroz irrigado BRS A705, do Catálogo de Tecnologias da Embrapa Clima Temperado e realizará assinaturas de protocolos de cooperação técnica entre Embrapa e parceiros.

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas ocorre de 16 a 18 de fevereiro na Estação Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), com atividades presenciais e on-line. O evento contará com um Protocolo Sanitário visando à prevenção e ao enfrentamento da epidemia e será realizado em ambiente totalmente aberto. Entre as medidas estão o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos, inscrição preferencialmente no modo digital ou eletrônico, materiais de sinalização e equipe de orientação aos visitantes. Por normas do Governo Estadual, haverá a exigência do passaporte vacinal ou como alternativa a apresentação do PCR negativo.

A programação contará com as vitrines tecnológicas, feira, palestras e debates, homenagens e ato da Abertura Oficial. A organização é da Federarroz com correalização da Embrapa e patrocínio Premium do Irga e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo aplicativo Colheita do Arroz ou no site www.colheitadoarroz.com.br.

Foto: Fagner Almeida/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective