O arroz é um alimento rico em carboidrato complexo, principal nutriente gerador de energia para o corpo humano e fonte de energia para o cérebro, por isso é um grande aliado na busca por uma alimentação mais saudável. Possui baixo potencial para causar alergia, podendo ser incluído na dieta desde os primeiros meses de vida. É fonte de proteína, vitaminas, sais minerais e fibras.
Os produtores do sul do Brasil ligados à Federarroz produzem juntos 8,523 milhões de toneladas de arroz anualmente, em uma área de 946.000 hectares (safra 2020/2021), o que representa 70% da produção nacional. A lavoura de arroz do estado do Rio Grande do Sul é caracterizada pela elevada produtividade das cultivares com excelente qualidade de grãos, atendendo aos mais exigentes mercados consumidores. O Brasil é o 7º. país maior exportador mundial de arroz e o 2º. maior exportador do cereal fora da Ásia.
Arroz e o meio ambiente
A lavoura de arroz do sul do Brasil atende à rígida legislação ambiental, sendo uma das poucas culturas vegetais do mundo que exige licença de operação de outorga para uso da água.
Mais eficiência: maior produção em menor área
Nos últimos 30 anos a lavoura de arroz irrigado do estado do Rio Grande do Sul teve um aumento médio de 40% na produtividade e consequente redução de 48% no padrão de emissão dos GEE – Gases de Efeito Estufa. O sistema de preparo antecipado do solo reduz em 33% a emissão dos GEE e é adotado por 61% dos produtores de arroz do Estado do RS, enquanto o sistema de plantio direto alcança 10%.
Desta forma, temos 70% do arroz produzido com sistemas de preparo do solo que produzem menor liberação dos GEE.
Certificado de Denominação de Origem
Os produtores de arroz do Litoral Norte Gaúcho, após um longo processo, comprovaram cientificamente a qualidade do arroz produzido naquela região com o meio ambiente local – o efeito “terroir”. Confirmou-se que a temperatura amena, o regime de ventos e a umidade do ar na região influencia diretamente no enchimento do grão do arroz. Receberam a 1a. Certificação Geográfica do gênero concedida pelo INPI Instituto nacional de Propriedade Industrial) no Brasil, com a DENOMINAÇÃO DE ORIGEM do Arroz o Litoral Norte Gaúcho.
Arroz gaúcho, cultivado no “Bioma Pampa”
Encontrado apenas no Estado do Rio Grande do Sul, o Bioma Pampa ocupa cerca de 63% do território gaúcho e também porções dos territórios da Argentina e Uruguai. O Pampa é uma região de clima temperado, com temperaturas médias de 18°C, formada por coxilhas e áreas de várzeas que se caracterizam por áreas baixas e úmidas, formando a condição ideal para produção de arroz de altíssima qualidade.
Logística
Várias regiões produtoras de arroz do Rio Grande do Sul estão próximas ao TLA - Terminal Logístico do Arroz, no Porto de Rio Grande, o quê significa um diferencial competitivo importante nas exportações do cereal.
Confira abaixo algumas informações elaboradas pela equipe do IRGA - Instituto Rio Grandense do Arroz, em sua campanha do Provarroz - Programa de Valorização do Arroz.