Segundo o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, este tema tem a ver com este novo momento de uma exigência cada vez maior de produtividade para enfrentar os desafios cada vez maiores em relação aos custos de produção que enfrentaremos na próxima safra.
O dirigente reforça que, assim como foi introduzida a soja na rotação com o arroz, os produtores buscam a introdução de outros grãos como o milho e até o trigo na várzea para que venham a complementar o sistema.
Velho salienta também que este aumento do custo de produção trouxe este desafio de se manter com as altas produtividades e se adequar à realidade de custos elevados.
Com a realização da Federarroz, correalização da Embrapa e apoio técnico do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) na condução das lavouras, o evento, um dos poucos realizados de forma presencial ao longo de 2021, seguirá o formato híbrido com atividades presenciais e on-line.
10h – Reunião da Câmara Setorial Nacional do Arroz
14h – A demanda alimentar e o arroz do futuro – Xico Graziano – Engenheiro Agrônomo e Doutor em Administração
Debatedores: Alexandre Velho – Presidente da Federarroz; Rodrigo Machado – Presidente do Irga; Roberto Pedroso de Oliveira – Chefe Geral Embrapa Clima Temperado
16h10min – Cenários e Perspectivas da Área Econômica – Fábio Pesavento – ESPM
17h – Painel – A produção de alimentos alinhada a sustentabilidade ambiental: desafios do produtor (gaúcho) no Mundo Pseudoambiental
Debatedores: Anderson Belloli – Federarroz; Domingos Velho Lopes – Farsul; Mara Grohs – Irga
Moderador: Silvio Rafaelli
Dia 17 de fevereiro
13h30min – Painel – Pecuária como aliada na melhor eficiência do sistema produtivo
Painelistas: Frederico Wolf – Wolf Genética; Clarissa Rohde Lopes Peixoto – Grupo Pitangueira
Moderador: Danilo Sant’Anna – Embrapa
14h30min – Painel – Tecnologia e Inovação nas Propriedades Rurais – Um Caminho sem Volta
Painelistas: Antonio Arns – Arnstronic, Betania Longaray Fonseca – Sementes Rancho King
Moderador: Luís Fernando Cavalheiro Pires
16h – Custos de produção como diferencial estratégico
Painelistas: Alessandro Azevedo Acosta – Safras & Cifras
João Batista Camargo Gomes – Irga
Moderador: José Carlos Grohs
17h – Palestra de Mercado – Élcio Bento – Safras e Mercado
Moderador: José Mathias Bins Martins
19h – Lançamento do livro Arroz Um Alimento de Verdade – Irga e UFPel
– Homenagens Pá do Arroz
Link curto para compartilhar: https://federarroz.com.br/?p=1003