Notícias

México libera importação de 75 mil toneladas de arroz do Brasil com tarifa zero

AUTOR FEDERARROZ México libera importação de 75 mil toneladas de arroz do Brasil com tarifa zero

O anúncio da abertura da isenção de taxa de importação para o arroz em casca brasileiro por parte do México foi comemorado pelo setor. A oficialização ocorreu nesta semana e foi comunicada pelo Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), a notícia é muito importante para o mercado brasileiro.

Conforme o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, essa isenção para uma cota de 75 mil toneladas vale para que o arroz chegue ao México até o final de 2021, o que garante ao Brasil uma quantidade considerável de exportação para o país. “A exportação é um investimento que o produtor tem que fazer para diminuir a oferta no mercado interno e, consequentemente, valorizar o produto”, reforça.

Ainda no ano passado, as autoridades mexicanas comunicaram ao governo federal brasileiro que havia sido aprovada uma cota tarifária plurianual para a importação de arroz em casca com uma cota de 30 mil toneladas com tarifa zero em 2020. O setor arrozeiro com o apoio do governo federal nas últimas gestões negocia desde 2015 a abertura do mercado mexicano de arroz e em 2019 foi confirmado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o acordo com o país da América do Norte.

Foto: Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective