Notícias

Cenários da economia brasileira para 2022 serão tema de painel na Abertura da Colheita do Arroz

AUTOR FEDERARROZ Cenários da economia brasileira para 2022 serão tema de painel na Abertura da Colheita do Arroz

O Painel “Cenários e Perspectivas da Área Econômica”, que será realizado na quarta-feira, 16 de fevereiro, durante a 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, vai apresentar as possíveis trajetórias da economia brasileira para 2022. A palestra ficará à cargo do professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Fábio Pesavento, mestre e doutor em economia, com mediação do economista-chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul),  Antônio da Luz.

Conforme Pesavento, entender o cenário prospectivo é de fundamental importância para a construção das ações que devem ser adotadas hoje. “Sempre que conseguimos apontar as possíveis trajetórias da economia, podemos ajustar diferentes frentes do negócio a fim de amenizar riscos, encontrar soluções e, principalmente, visualizar oportunidades. Nesse sentido, o painel serve a esse propósito, qual seja, teremos a oportunidade de compartilhar cenários da economia brasileira com um setor de fundamental importância para o desempenho do  Produto Interno Bruto (PIB)”, afirma.

Pesavento ressalta que o agronegócio gaúcho iniciou 2022 com a presença da temida estiagem e a quebra de produção de culturas importantes, como soja e milho, já atingiu os 50%, chegando a ultrapassar os 75% em algumas regiões. Observa, portanto, que o resultado, conforme verificado em eventos similares no passado, será um crescimento menor do PIB do Rio Grande do Sul, em função dos efeitos que a produção primária exerce sobre a atividade econômica, setor externo e contas públicas. “Além disso, o choque de oferta vai impactar os preços dos alimentos, que já estão elevados”, pontua, destacando ainda a inflação e a trajetória de alta da taxa de juros Selic.

O professor da ESPM salienta que outro ponto que dificulta um resultado melhor para a economia brasileira neste ano é o quadro fiscal. Segundo Pesavento, apesar da melhora das contas públicas em 2021, o resultado primário do governo está deficitário desde 2014. “Isso significa que não conseguimos equilibrar despesas e receitas, sem contar os juros da dívida. Esse cenário negativo foi agravado pelos gastos realizados para fazer o enfrentamento da pandemia. Não é o panorama ideal, porém a sociedade brasileira já superou momentos muito mais desafiadores e, com certeza, vamos passar por mais este, em especial com a vacinação a pleno”, sinaliza.

A 32ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas ocorre de 16 a 18 de fevereiro na Estação Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), com atividades presenciais e on-line. O evento contará com um Protocolo Sanitário visando à prevenção e ao enfrentamento da epidemia e será realizado em ambiente totalmente aberto. Entre as medidas estão o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos, inscrição preferencialmente no modo digital ou eletrônico, materiais de sinalização e equipe de orientação aos visitantes. Por normas do Governo Estadual, haverá a exigência do passaporte vacinal ou como alternativa a apresentação do PCR.

A programação contará com as vitrines tecnológicas, feira, palestras e debates, homenagens e ato da Abertura Oficial. A organização é da Federarroz com correalização da Embrapa e patrocínio Premium do Irga e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo aplicativo Colheita do Arroz ou no site www.colheitadoarroz.com.br.

Foto: Fagner Almeida/Divulgação
Texto: Rejane Costa/AgroEffective