(51) 3211-0879

O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Henrique Dornelles, participou nesta terça-feira, 13 de novembro, de evento promovido na Casa Destemperados, em Porto Alegre, que abordou o tema do consumo de arroz. O evento “O arroz nosso de cada dia: da terra à mesa”, contou com a presença de representantes do setor, autoridades e influenciadores digitais.

Dornelles ressaltou aos presentes que o arroz tem extrema importância econômica para o Estado, especialmente para a Metade Sul. Lembrou que 70% da produção brasileira é do Rio Grande do Sul e praticamente 100% do arroz exportado também é do Rio Grande do Sul, sendo que o Brasil figura entre os dez maiores exportadores mundiais de arroz. O presidente da Federarroz observou também que a entidade busca difundir cada vez mais as boas práticas agrícolas e que as pesquisas comprovam este trabalho. “Segundo a Anvisa nosso arroz é livre de resíduos de agroquímicos desde 2012, ou seja, o produtor aplica o defensivo no momento e na hora certa para que não chegue ao consumidor final”, destacou.

O evento foi organizado pela Syngenta em parceria com a Federarroz e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Além de Dornelles, também participaram da palestra a representante de Assuntos Corporativos da Syngenta, Laila Pinheiro, o produtor de arroz do município de Agudo (RS), Jair Buske, o presidente do Irga, Guinter Frantz, o presidente da cooperativa de Palmares, Airton Fonseca de Azevedo, e a nutricionista do Irga, Carolina Pitta.