(51) 3211-0879

Entidade participa de missão comercial na África do Sul

Objetivando prospectar novos mercados e alavancar ainda mais as exportações de arroz do Rio Grande do Sul, a Federarroz está participando de Missão Comercial à África do Sul, chefiada pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). A programação prevê a realização de uma rodada de negócios no âmbito da feira “África Big Seven”, o maior evento de alimentos e bebidas daquele País. O evento acontecerá em Johanesburgo, no período de 19 a 21 de julho. A Federarroz estará representada pelo seu vice-presidente de Mercado, Política Agrícola e Armazenagem, Marco Aurélio Marques Tavares. A África é, atualmente, o principal continente importador de arroz brasileiro, do qual mais de 90% do produto é gaúcho.

A Federarroz priorizou, entre suas ações, o direcionamento de parte da crescente produção gaúcha para consolidar as exportações brasileiras desde junho 2004, na gestão do então presidente Valter José Pötter. “Com o esforço da Cadeia Produtiva nestes cinco anos (junho/04 a junho/09) já foram exportadas 2,462 milhões de toneladas, com média de 493 mil toneladas/ano”, cita o presidente atual, Renato Caiaffo da Rocha.

PERFIL – De março a junho de 2009, o volume das vendas externas de arroz brasileiro alcançou 332 mil toneladas, superando em mais de 122% o volume obtido no mesmo período do ano anterior. Na safra 2008/2009 foram exportados 790 mil toneladas, e o país conquistou a 8ª colocação no ranking dos maiores exportadores do cereal e obtendo grande destaque no cenário mundial.

Abaixo as principais ações da entidade para alavancar as exportações:

• Organização de Exportação de arroz julho 2004 – Start das Grandes Exportações – Exportação de arroz em casca de produtores p/ o Caribe organização via Federarroz;
• Participação Missões Comerciais do Peru e México;
• Recepção Missões Comerciais (Nigéria, Chile, Peru, Venezuela, Costa Rica, Panamá, Cuba, Benin e Emirados Arabes)
• Ação política para manutenção e adequação do terminal portuário da CESA Rio Grande;
• Apoio político aos terminais privados da Termasa/CCGL para liberação de investimentos no Porto de R. Grande;
• Reunião com importadores durante a Expoarroz 2009;
• Reunião com tradings e bolsas de mercadorias em 2009;
• Aproximação entre potenciais importadores com operadores de mercado, Indústrias e Cooperativas Gaúchas.

Imprensa Federarroz